Onde Comprar

Blog » Dúvidas frequentes

Forno para Panificação: Saiba mais sobre o forno turbo

11/04/2019

A exigência dos consumidores de padarias vem crescendo cada vez mais, por isso é necessário que seja dada a devida atenção aos equipamentos que serão usados para produzir os alimentos dentro do estabelecimento.

Dentro de uma padaria, os fornos de assamento são fundamentais. Cada modelo possui uma utilidade e na hora de escolher qual usar em sua padaria, opte por um modelo que se alinhe com as finalidades do seu negócio.

Importância dos Equipamentos de Alta Performance

A tecnologia de fornos de assamento no Brasil já está bem avançada. O Brasil possui atualmente grandes investimentos em eficiência energética, praticidade operacional e automação.

Assim ao optar por adquirir equipamentos de panificação de alta performance, o empreendedor deve levar em consideração alguns dos benefícios que essas máquinas podem proporcionar, como:

●       Vida útil do equipamento, como opções em acabamento inox;

●       praticidade de higienização da câmara;

●       menor consumo de energia, propiciado pelo isolamento térmico;

●       sistemas de segurança incorporados.

O Forno Turbo

Ao adquirir um novo equipamento de panificação para seu estabelecimento, é preciso conhecer as tecnologias mais recentes e as funcionalidades de cada opção disponível no mercado.

A qualidade do seu alimento deve ser a prioridade, no entanto as diferenças construtivas, operacionais e dimensionais do seu equipamento, irão interferir nesse fator.

Os Fornos Turbo podem ser a gás ou elétricos, devendo ser analisado qual a melhor opção no momento da compra levando em consideração o custo de energia ou gás.

Tem como característica a redução de tempo no processo de assamento, pois o sistema de circulação de calor no interior da câmara é dado por meio de uma turbina que proporciona maior agilidade ao processo. Se compararmos esse forno com os tradicionais, a redução do tempo para o assamento é de 10% a 20%.

Ao contrário dos fornos tradicionais, outra característica desse modelo é a capacidade de evitar a variação de temperatura dentro da câmara, tornando o assamento uniforme.

Os Fornos Turbo são usados para assar uma grande variedade de alimentos, como: pães, pizzas, bolos, biscoitos, salgados, etc..

Sendo assim, os principais atributos de um forno turbo são:

● capacidade de rápido aquecimento, propiciando uma assamento mais rápido;

● grande produtividade e variedade de produtos;

● maior qualidade na cocção (processo onde os alimentos sofrem a ação do calor).

Importância da escolha certa e o impacto no volume da produção

O tamanho da sua produção irá influenciar fortemente na decisão ideal sobre em qual forno investir.

Para fazer a sua escolha, leve em consideração o tipo de produto a ser assado, a produção necessária e a capacidade de assamento do forno;

Mas quais são os tipos de produção?

Baixa produção

Para produções menores o indicado é:

Fornos Turbo de 5 assadeiras

Produção moderada

O ideal para uma produção média é:

Fornos Turbo de 8 a 10 assadeiras

Produção intensa

Para produções que são contínuas ou focadas em horários de pico, o ideal é:

Fornos Turbo para forneamento por carrinho móvel ou forno rotativo.

Benefícios da Aquisição ideal para seu negócio

É importante que o empreendedor tenha uma visão clara do público do seu negócio, o tipo de produto que pretende trabalhar e os costumes da região. Desta forma não vai errar na compra equipamento de panificação. Fazer esta avaliação é fundamental.

O ideal é ter mais de um forno para que se possa produzir em grande escala e com qualidade garantida, mas isso vai depender muito do objetivo do estabelecimento no mercado da panificação.

Fale com a G.Paniz, temos várias opções de fornos e demais equipamentos de Panificação e Confeitaria.

Compartilhe com alguém:

Galeria de Imagens