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G.Paniz celebra quatro décadas de conquistas

06/03/2020

Fundada em 1980 por Gilmar Paniz, a empresa caxiense é líder nacional no segmento de fabricação de máquinas para a indústria alimentícia.

O ano era 1980. Na época, Gilmar Paniz trabalhava em um torno mecânico no porão de seu tio, Biel Debastiani, em Caxias do Sul. Ele prestava serviços em usinagem de peças para terceiros em sua recém-fundada empresa: a Zorca. Os tempos eram difíceis, e por depender do sucesso de outras empresas, o negócio capitaneado por Paniz corria o risco de não obter bons resultados. Com isso, em 1982, ele mudou o nome da empresa para G. Paniz e começou a produzir máquinas elétricas de macarrão. Nesta época dependia do transporte público para buscar a matéria-prima utilizada na produção das máquinas. Então Gilmar colocava em um saco de linhaça a quantidade de peças que conseguia carregar e as trazia para sua empresa. Para vender a chamada “máquina para massa”, o empresário visitava localidade por localidade, onde deixava uma de suas extrusoras como amostra em restaurantes e capelas que realizavam os tradicionais almoços de colônia. Depois de alguns dias, ele voltava para conferir como havia sido a experiência. Se fosse boa, ele vendia o equipamento. O resultado? Nenhuma das máquinas retornou à empresa.

A partir de 1986, a G.Paniz iniciou sua participação em feiras regionais, como a Festa da Uva, Fenakiwi e Fenavindima. Entre os produtos fabricados estavam amassadeiras, cilindros e extrusoras de massas. O investimento na linha própria culminou no encerramento da prestação de serviços de usinagem de peças para terceiros. A empresa trilhava o caminho para se consolidar no mercado. Em 1995, participou da maior feira do ramo de alimentação da América Latina: a Fispal, em São Paulo. A presença no evento contribuiu para a solidez do negócio no mercado nacional. Naquela época, a G.Paniz contava com uma sede maior, localizada na esquina das ruas Jacob Cemin com Rubem Bento Alves. No local foram desbravados novos produtos, como moedores de carne e máquinas serra fita, ambos para utilização em açougues. Também continuava a modernização das linhas de panificação, com foco nas amassadeiras de pão. Além disso, a empresa já investia na mecanização da produção – o que garantia qualidade ao produto e ainda otimizava o tempo.

A consolidação

            Sólida no setor de máquinas para a indústria alimentícia, em 1999 a G.Paniz expandiu seu negócio instalando-se em uma área que totaliza 50 mil m², localizada no bairro Vila Maestra. No início, a área construída era de 5 mil m², com capacidade para fabricar mais de 40 modelos de máquinas para açougues, padarias, restaurantes e confeitarias. Atualmente a área construída é de 12 mil m². A determinação e o planejamento a longo prazo trouxeram uma das conquistas mais cobiçadas entre as empresas: a certificação ISO 9001. Em paralelo com o aprimoramento das máquinas já existentes, foi adotada uma política de qualificação da mão de obra. Estas medidas, aliadas com a modernização do parque fabril, iniciaram um processo de melhorias contínuas que, até hoje, apresentam resultados expressivos na produção da G.Paniz. Em pouco tempo, a empresa estava consolidada como líder do segmento no mercado nacional, contando com representantes nas principais regiões brasileiras.

Os anos 2000 marcaram o desafio de entrar no mercado estrangeiro. Um dos primeiros países a reconhecer a qualidade dos produtos foi o Paraguai. Logo ele se tornou um forte parceiro comercial. A G.Paniz firmava então a sua participação no mercado latino-americano, além de buscar novas tecnologias na Europa e América do Norte. Em 2002, a empresa já falava com representantes do Japão, visando internacionalizar ainda mais a marca. Logo mais, começavam as negociações com países da África e Oceania, o que inseria o maquinário G.Paniz nos cinco continentes do mundo. “O empreendimento, que começou por necessidade, se tornou líder nacional em seu segmento e desbrava novos mercados internacionais. Em todo este período, passamos por diversos ciclos, alguns bons e outros nem tanto”, diz o presidente, Gilmar Paniz.

O investimento em tecnologia trouxe diversos avanços na área produtiva. A empresa conta com robôs que auxiliam na solda, centro de usinagem para fresamento e furação das peças, torno CNC, centro de corte e dobra, puncionadeira e máquinas de corte a laser. Além de entregar peças produzidas com precisão, diminuindo o número de retrabalhos, a empresa investe em seus funcionários, qualificando a mão de obra e promovendo o bem-estar da equipe.

O crescimento também trouxe outras marcas. Metalcubas, Gastromaq e Grano fazem parte do Grupo G.Paniz, trazendo mais competitividade em segmentos específicos do ramo de alimentação. As empresas competem em seus respectivos mercados com o respaldo e a qualidade entregues pela G.Paniz. “Neste ano pretendemos alicerçar nossa expansão em três pilares: lançamentos de produtos, investimento em tecnologia industrial e qualidade. É preciso apresentar soluções para um mercado cada vez mais amplo e exigente”, declara Paniz.

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